22 março, 2008

Mapas Turísticos e Recursos Turísticos - O Pesadelo da infindável procura

Procurar... sabendo onde...

Se há alguma coisa que de certeza nos aborrece na preparação de uma viagem, é o tempo infindável que perdemos na procura pela Internet de mapas turísticos e de recursos turísticos que queremos visitar no local de destino. As páginas de procura são imensas e nem sempre nos dão uma informação sobre os detalhes de que necessitamos.

Por isso aqui deixo algumas dicas para o tal "mapa turístico" que tanto desejamos. Na minha busca incessante na Internet fui encontrando alguns sites não só de mapas turísticos mas também mapas cartográficos, entre outros.

1.ª dica: Sites de Municípios
Um bom sítio para pesquisar o mapa que procuramos é pesquisando o site do Município para onde queremos ir. Quase sempre têm mapas da região, uns bons, outros não tão bons. Algumas vezes é necessário aceder à parte turística do site para ter acesso aos mesmos.

2.ª dica: Instituto Geográfico do Exército
Mapas detalhados podem ser encontrados on-line no site do Instituto Geográfico do Exército.


3.ª dica: Sites de viagens
Mapas turísticos há muitos, e para achar vários num mesmo site pesquisem em http://viajar.clix.pt/index.php. Além de ter mapas de diversas regiões, tem, igualmente, mapas de cidades com a localização dos recursos turísticos que aí podemos visitar!


4.ª dica: Sites com mapas rodoviários
No Via Michelin também se encontram muitos mapas, principalmente necessários para se decidir o percurso de ida ou volta. Inclusive este guia tem uma extensão turística que informa acerca das atracções no local escolhido e arredores. No entanto, não é dos mais detalhados a este nível. A este nível há, igualmente, o Google Maps.


5.ª dica: Animação
Para os amantes da vida nocturna e não só (uma vez que este site contém óptimos mapas bastante detalhados ao nível dos nomes dos locais e ruas) existe um site que poderá dar as melhores dicas da animação nocturna. Bares, cafés e discotecas estão minuciosamente localizados no mapa!


Se ainda não sabe o que existe ao nível de recursos turísticos ou locais a visitar no seu destino, aí certamente a mais completa informação encontra-se, mesmo, nos sites das Câmaras Municipais, Freguesias, Concelhos e nos sites das diversas regiões de Turismo. Nestes sites, podem encontrar-se, não só, o património - natural e edificado-, gastronomia e tradições locais, como, também, os eventos a decorrer na região.

Palmela - Festa das Vindimas

Festa das Vindimas





Uma outra feira interessante de se ver ocorre em Palmela, é a chamada "Festa das Vindimas", que começa na quinta-feira anterior ao primeiro domingo de Setembro.

A caminho de Palmela paragem em Mafra, para visitar o seu famoso convento. Almoço na Aldeia Típica de José Franco. Parece um jardim de gnomos com as suas pequenas casinhas caiadas. Estes pequenos objectos de olaria são a representação de uma aldeia saloia do início do século XX, onde podem ser apreciadas cenas do quotidiano de então, incluindo objectos mecanizados que dão movimento à aldeia. Um encanto para míudos e o relembrar de outros tempos para os graúdos.

Continuando o passeio, passagem pela Ericeira (a praia dos surfistas), Praia das Maçãs, Praia Grande, Cascais e, finalmente, o destino, Palmela.

As Festas das Vindimas são conhecidas pela sua qualidade ao nível das exposições, espectáculos musicais e pirotécnicos, mas o seu ponto alto é o "Cortejo das Vindimas" que ocorre pelas ruas e que chama a atenção de centenas de pessoas.

O espaço que recebe esta é composto por inúmeras ruas com imensos e variados vendedores ambulantes, todas elas muito engalanadas, com decorações coloridas alusivas às vindimas. De noite... tudo se torna ainda mais bonito com a iluminação. Há de tudo! Divertimentos, vendas, exposições, restauração, vacadas, espectáculos musicais...

E, lá no alto, avista-se o castelo que aguarda por uma visita!


Indo eu, indo eu a caminho de Viseu! - Feira de São Mateus Excursões 1998

As Feiras!

Destas excursões, de outrora e de agora, fazem parte destinos como...as Feiras!

De facto, para se conhecer Portugal e a sua cultura nada como visitar algumas das suas numerosas e importantes feiras. As mais destacadas ocorrem anualmente, muitas por altura das festas concelhias.

Uma destas excursões levou-me a conhecer a Feira de São Mateus em Viseu, que normalmente ocorre nos finais de Agosto, princípios de Setembro.

A caminho de Viseu, passando por Coimbra, uma pequena paragem no "Penedo da Saudade", de onde se obtém uma esplêndida vista da ciade de Coimbra.

Seguindo caminho, passagem por Penacova. Lugar de beleza natural rara, exibe arvoredo luxuriante e praias fluviais em que apetece estar, longe da confusão da cidade. O caminho é que não é dos mais fáceis, pois as curvas são muitas, mas vale a pena só pela paisagem!

Pé, ou melhor, roda ao caminho e passando pela Albufeira da Aguieira (barragens são sempre pontos de visita!) chega-se a Viseu e ao destino final a Feira de São Mateus que tem muito para ver! Muita música, folclore, arte, diversão, artesanato e, claro, boa gastronomia!

De regresso, passagem por Santa Comba Dão, concelho onde nasceu o estadista António de Oliveira Salazar.

Exc 98

Por onde começar - as excursões

Excursões!


Estas foram provavelmente as primeiras incursões, acompanhada pela família, pelo território nacional. A primeira de que me lembro foi em 1998, teria eu uns 14 anos.


Essas viagens, que dão pano para mangas, devido às imensas peripécias vividas.


Àquela época não me interessava ainda por fotografia pelo que não possuo grandes registos fotográficos das mesmas.


De qualquer modo,são estas, as Excursões, uma óptima oportunidade para conhecer o nosso país, a preços  reduzidos e em pouco espaço de tempo (no máximo uma excursão pode durar 3 dias).


São de salientar, e da "praxe", certas viagens:



  • Alfandega da Fé, e ponham Fé nisso, com capelinhas perdidas no meio do nada, cumeando montes sobranceiros a grandes vales;
  • Campo Maior - com a esplêndida Festa da Flor (outrora realizada de 4 em 4 anos), em que as ruas e as casas surgem todas engalanadas de flores de papel e o cheiro a sardinha assada, os concertos de rua convidam a uma longa noitada!
  • Castelo Branco como o seu inusitado Jardim das Estátuas;
  • Lisboa - Lisboa, Lisboa - sem dúvida... aliás desde criança nas viagens da escolinha, é da praxe visitar a capital!
  • Luso-Buçaco - acho que toda a gente já fez uma, ou, como eu, mais que uma;
  • Mirandela - com a sua ponte de arcos todos diferentes - aproveitem e subam pelo interior;
  • Mondim de Basto -  Que tal fazer como os nossos ciclistas e Subir ao Monte da Senhora da Graça? A este respeito, advirto-vos que a subida não é fácil, nem de carro! A descida também não;
  • Viana do Castelo e o seu conhecido Monte de Santa Luzia - subam ao zimbório - a subida pela estreita, mesmo estreita escadaria é imprópria para claustrofóbicos, mas a vista ao chegar ao topo é de cortar a respiração!
  • E muitas outras...




Primeiro Passo

O Princípio...

A ideia da criação deste blog surgiu devido ao facto de possuir já relativo conhecimento do nosso país e de o ter retrato em fotografias para mais tarde recordar...

As primeiras viagens para fora do ninho foram, que me recorde, para perto de casa. Onde, em pequena, era adorável ir visitar o Mosteiro da Batalha que, naquela altura, me parecia ainda de maior amplitude. Quem, nessas alturas, por estas bandas, não ia para o seu espaço envolvente fazer as suas brincadeiras, como andar de triciclo e outras mais?

E como o que é bom é para se partilhar e não para ficar guardado, aqui ficam algumas dicas de  passeios Por Esse Portugal Fora...