27 abril, 2008

Portalegre.... Vista num fim-de-semana


Portalegre...Só durante a semana!!!

Portalegre.... Só durante a semana!!!  De facto, para visitar Portalegre o melhor é ir... durante a semana. Ao fim-de-semana o mais provável é encontrar tudo parado, ou melhor, fechado. Até encontrar um local para se comer se torna uma tarefa difícil. Até as lojas de lembrancinhas se encontram fechadas...



Bem, esquecendo as considerações, que o objectivo é conhecer Portalegre.

Sugestão para fim-de-semana:




Sábado:


O primeiro passo é ir descarregar malas e bagagens e dar uma vista de olhos pela cidade à procura de um sítio para se trincar alguma coisa. A tarde voa e brevemente anoitece...


Numa das praças de Portalegre está este Plátano centenário. É impressionante a sua amplitude e a quantidade de ramos que tem. Aqui ao lado existem alguns espaços de restauração, bem como uma pizzaria.




Depois do abastecimento há que conhecer a noite de Portalegre.




Preferivelmente, deve ir-se durante época de aulas e durante a semana, quando tudo é mais animado em qualquer cidade que se diga universitária.


Rumando à Praça da Républica, pelo caminho atravessa-se um bonito Arco. Na Praça, cheia de animação estudantil, com diversos bares e esplanadas, observa-se um dos pólos universitários. À noite a iluminação dá um ar misterioso e especial aos monumentos, principalmente se forem antigos....

De certeza que motivos não vão faltar para prolongar a noite, mas nada de exageros, pois no dia seguinte há que andar um pouco....



Domingo:


Tempo de acordar!!! São nove da manhã e não há tempo a perder!! Tomar um banho rapidamente e fazer o dejejum!






Seguindo o mesmo caminho feito de noite rumo à Praça da República...

Fonte própria
Fonte própria

Fonte própria

...Encontram-se algumas igrejas e várias ruelas com edifícios antigos que vale a pena inspeccionar. Numa delas localiza-se Museu de Tapeçarias de Portalegre. Absolutamente Imperdível!!! Dir-se-ia que se está numa galeria de pinturas famosas e não num museu de tapeçarias...

À entrada da Praça da República situa-se o Arco, que se atravessou na noite anterior. Na praça, olhando em redor... bonitos edifícios de traça antiga. Seguindo em frente, atravessando a estrada está outro museu, e bem nessa direcção, rodando para a direita, na rua principal, acha-se outro...

Fonte própria



Perto do mais bonito jardim da cidade, onde apetece estar, também não faltam monumentos para visitar...

Fonte própria

E se precisar de alguma coisa grite!!! A GNR é mesmo aqui neste belo edifício.

Fonte própria



Antes do jardim, do seu lado direito, está a Câmara Municipal e seguindo pela estrada que passa à sua frente voltar-se-á à rua comercial.




Fonte própria


25 abril, 2008

Serra da Estrela - Ir no inverno e... ir no verão!

Serra da Estrela - Exc 99

Como destino de Inverno por excelência, a Serra da Estrela consta da lista de locais visitados por milhares de excursionistas todos os anos. Contudo, de excursão ou de carro a diversão na neve NÃO é garantida... Se nevar muito não é possível subir até à zona da Torre, se nevar pouco, não há neve... Um conselho, se nevar muito, contactem o Posto de Turismo da região para se saber se as estradas estão abertas, mesmo assim, sao de  evitar os fins-de-semana, porque nesses dias cada metro quadrado daquela serra está cheio... de carros... Destino a seguir entao? Manteigas e a pista artificial!

De partida para a Serra da Estrela, a primeira visão é a dos diversos turistas, encapuzados até aos olhos em gorros cachecóis e casacos, o destino o exige! A caminho da serra é possível observar a Barragem do Cabril, passar por Castelo Branco, com paragem no Jardim do Paço. Um Jardim interessante com as suas estátuas esguias que entrecortam o verde da paisagem e que representam santos, apóstolos e monarcas.

Na subida para a Serra da Estrela, breve paragem no Cântaro Magro, a 3 kms da Torre, mais propriamente em Covão do Boi, para ver a Nossa Senhora da Boa Estrela. Esta Santa, padroeira dos pastores, é uma imagem esculpida manualmente na rocha que parece abençoar todos quantos entram nesta serra. Na subida à Torre a neve por vezes é em demasia, de tal modo que nao permite paragens. Pode  ultrapassar a altura de um autocarro! Deste modo o trânsito é conduzido para locais mais seguros, já na descida da Torre.

Os turistas acumulam-se onde quer que haja uns metros de espaço para estacionar as viaturas... E toca a sair que é tempo de brincadeira, de atirar neve uns aos outros e de ficar enterrado até à cintura! No regresso a casa pode observar-se, por exemplo, a Lagoa Comprida, grande espelho de água, que, gelado, fica particularmente bonito!

Quem disse que a serra da Estrela só é bonita quando neva?? Vamos para a Serra!!!

Pois, é mesmo isso. Eu gosto da serra da estrela, mas prefiro sem neve. A serra e lindaaa.. Com neve e, ate mais, sem neve!! Porquê?
Porque há um sem fim de coisas que se podem fazer quando não há neve!
Alojamentos há muitos, desde low cost a luxuosos!!! Alguns deles a poucos km da Torre como nas Penhas da Saúde.

Aqui perto, é possível observar estas belas paisagens...




Cascatas e cascatinhas.... A água parece nascer de todos os lados!!!.... Estando tão altos é impressionante como a cada metro que se passa se vê correr água, que depois ao se juntar a outras tantas jorra encosta abaixo... Tão transparente, tão límpida... Tão pura!!

Mas não é só. Impressionantes formações rochosas...

Grande.... Não??




Parecem a qualquer momento querer rolar encosta abaixo...

E dada a quantidade de nascentes não e difícil encontrar bonitas lagoas e represas!





Mais abaixo e possivel conhecer um pouco nas redondezas... numa ida à Covilhã!




Uma das primeiras paragens... uma igreja toda em pedra e, por sinal, com um bonito alpendre!



Mais uma paragem, mais uma igreja... Esta com uma história interessante...   Aqui jaz uma santa à qual lhe crescem as unhas!!!


E como em serra....pedra, surge mais uma bonita fonte empedrada!!

E, por último, mas não menos importante, é possível visitar o espaço da UBI (Universidade da Beira Interior), que já serviu de quartel e que outrora foi a Real Fábrica de Lanifícios da Covilhã. Conheça o Museu dos Laníficios e apaixone-se com a história desta actividade!

22 abril, 2008

A sós com a Lousã


Já conheces a Lousã? Não?? Então vem daí!!
28/05 a 01/06 de 2007
A vila da Lousã fica a poucos quilómetros de Coimbra e se quiseres sair da cidade este é um bom lugar para visitares.



No centro tens o edíficio da Câmara Municipal. Ao fundo vista da serra da Lousã que parece chamar por nós!
Continua o passeio pela Vila da Lousã, repara nos edíficios antigos.
Quer queiramos quer não, um terra sem edifícios antigos assemelha-se a um tempo sem história. Estes edifícios demonstram a antiguidade do local e dão-lhe uma alma própria.




Rumo à serra da Lousã motivos para paragem não te vão faltar.
A vista é deslumbrante aprecia-a bem!!



Ao chegares ao castelo uma pequena capelinha branca contrasta com o verde da natureza envolvente e com o acinzentado do castelo, tão bem inserido na natureza que se torna parte dela. Parece um rochedo!



É claro que com uma paisagem tão bonita não vais resistir a tirar umas quantas fotografias!






Continuando o caminho, uma descida vertiginosa leva à piscina fluvial. Um espaço óptimo de descanso e a paisagem não podia ser melhor. Até há cascatas!!




E agora põe-te ao caminho!! Percursos pedestres não te faltam e um deles começa precisamente neste local. Vamos visitar as aldeias de Xisto da Lousã!




No começo, ainda antes do percurso pedestre propriamente dito, observa como os edifícios em teu redor utilizaram o xisto para fazer as mais diversas coisas.





Prepara-te o caminho não é curto e como é serra já sabes, subir é a palavra de ordem! Não te esqueças de ir bem equipado com água na mão, boné na cabeça e sapatilhas nos pés!!

E agora?! Ainda achas que com esta vista não vale a pena o sacrifício? Agora, já só falta um bocadinho....






Et.... Voilá!! A primeira casa de xisto da Aldeia de Talasnal!! Está em ruínas mas se espreitares lá para dentro ainda vais ver o velhinho forno do pão.

21 abril, 2008

Coimbra

Saudades do tempo de estudante? Visite Coimbra!! 




À entrada de Coimbra, ainda antes de se passar a ponte que leva à cidade de Coimbra, há muitas coisas para fazer do lado de cá...


Começando pelo Portugal dos Pequeninos... Mesmo não sendo criança... a diversão é garantida!
Vai ser irresistível tirar uma fotografia numa qualquer miniatura de edifício aqui existente...

Fonte própria


Depois de almoçar, nada como relaxar e passear no lindo jardim da Quinta das Lágrimas, ali perto.... com uma natureza exuberante... lagos espelhantes... árvores com centenas de anos!!!




Fonte própria

Fonte própria


Ainda antes de entrar na cidade olhe para o cimo.. Uma torre sineira de uma igreja? Não, é a Cabra um dos símbolos da Universidade de Coimbra!
Não deixe de visitar o núcleo museológico desta que foi a segunda universidade em Portugal a ser criada. Surpreenda-se com o que lá vai encontrar!




Fonte própria

Comece a visita na parte baixa da cidade, por ruas e ruelas históricas, entrando por uma das antigas portas desta linda cidade.


Fonte própria


Coimbra possui, igualmente, bonitos espaços verdes como sejam o Jardim da Sereia...





Fonte própria


... ou o Jardim Botânico (já perto da Universidade de Direito), onde se pode aprender também muito sobre botânica.

Fonte própria


E para conhecer/reviver em pleno a vida académica, não se deve perder a noite de Coimbra! Principalmente em tempo de aulas. Mergulhe neste espírito no bar da Associação Académica de Coimbra, e se puder não perca as noites da "Queima das Fitas" e o seu esplendoroso cortejo (normalmente em Abril ou Maio), onde poderá apreciar trajes académicos da região, mas, igualmente, de todo o país, de estudantes de outras instituições de ensino académico que aqui convergem nesta época!!


Fonte própria


Abrantes



Ir comer palha a Abrantes!!


Quem não ouviu já este dito popular. Depois saborear esse doce tradicional a "Palha de Abrantes", de comer e chorar por mais, fica-se rendido aos encantos deste lugar.




Mas Abrantes não são só doces...


Estando em Abrantes poder-se-á visitar a fortaleza e a sua igreja. Do topo da antiga fortaleza a vista é deslumbrante!









Um bom local para relaxar e apreciar a bela paisagem sobre o rio Tejo!














Mais informações em:


http://sic.cm-abrantes.pt/turismo/site/