30 maio, 2008

22 maio, 2008

Viagens e actividades - Jogo do Labirinto

Jogo do Labirinto






Hum... Que será isto??

É o jogo do labirinto!! Ora vamos lá experimentar... O objectivo é colocar a bola no centro apenas com movimentos de pés... Uf!! É difícil! Ah e não vale pular!


Pois é. Um jogo tradicional... Quando estiverem no vosso local de alojamento tentem saber que actividades os mesmos podem proporcionar!!

13 maio, 2008

Esperando...

É isso mesmo estou à espera de ter tempo para actualizar o meu blog.... Tornou-se um vício!! Infelizmente é preciso ter tempo... coisa que às vezes me falta... Até breve!!

09 maio, 2008


Create Your Own

NOTA DO CORAÇÃO:
Apesar de algumas vezes viajar sozinha, também tenho a dizer que as viagens não são só bonitas porque visitei sítios inesquecíveis, e soube coisas incríveis. Por vezes quando a viagem não corre tão bem, ou o sítio não é bem o que esperamos uma boa companhia transforma a viagem numa animação!! Por isso obrigado a todos os que me têm acompanhado nestas viagens... E na maior viagem de todas a minha vida!! A minha família, os meus amigos (para não os mencionar todos vou mencionar os grupos!! Eles sabem quem são! IPPAR, ESTG, ESEL, Porto de Mós, MJ). Para todos um grande beijinho!!!

Guimarães - Ir e chorar por mais!

Guimarães no Coração!!
Se Portugal é um país, Guimarães é por si só uma nação, um reino encantado, um verdadeiro conto de fadas! Nem sei por onde começar porque estive lá em 2006 e novamente em 2008 repeti a dose! E nem sei qual a vês de que gostei mais, e se voltaria lá? Isso nem se pergunta!! Simplesmente ADOREI e, por agora, de todos os locais que já visitei em Portugal foi o que mais me atraiu. Tem história, lendas, mitos, modernidade, natureza, noite, desporto e aventura!!!

Poder-te-ei fazer uma visita guiada passo-a-passo com todas as ruas por onde passei, lugares que visitei, mas enquanto não tenho tempo para incluir tudo isto no blog aqui ficam apenas algumas das muitas fotografias que por lá tirei.







Rio Mondego - descida de kayak


Uma Aventura sem limites!



Foi uma aventura o que realizei no dia 1 de Setembro de 2006. Através de uma Associação da região foi organizada uma descida do mondego de Kayak.


Quem vai para o mar avia-se em terra e, por isso, há que preparar o material a levar:

Roupa confortável (biquini incluído)

Calçado confortável

Pulseira para evitar as dores de pulso

Almoço/Lanche

E, claro, a imprescindível máquina fotográfica (descartável e à prova de água).

Depois do grupo todo junto, e após longo atraso (cheguei até a pensar estar no sítio errado) lá fomos todos rumo a Penacova.


Depois de chegados ao local de partida, procedeu-se ao aquecimento necessário, às explicações sobre o material - o kayak, a pagaia, o colete...

Mas, obviamente, estamos todos com pressa para começar a aventura!

Ai ai que isto vai tombar tudo! Espera que tenho de entrar no kayak!!!


Toca a remar, esquerda, direita, esquerda, direita. O kayak tem dois lugares e os movimentos têm de ser bem coordenados... Se eu remar para a esquerda e tu para a direita o mais que conseguimos fazer é andar às voltas com o kayak.... Ai... um rápido!! Olha que estamos a ficar para trás... Mas se eu for mais rápido não apreciamos a vista..... Magnífica!!!!! De cortar a respiração!!! Hei-de fazer isto mais vezes!! Para a próxima quererei fazer a descida do Zêzere até Almourol!


Geocaching - Desporto e descoberta!

GEOCACHING?! Já ouviram falar, não?

Bem digamos se seja uma nova modalidade de desporto... Sim, porque já existem pessoas que fazem desta actividade o seu desporto. Sozinhas, com os amigos ou em família é um bom programa de fim-de-semana. Até porque andar a pé faz bem à saúde!!

Quanto a mim, quero em breve começar a descobrir "cache"s aqui na minha zona. Sei de umas quantas, mas o tempo é tão pouco... E não pensem que isto está no começo ou que é totalmente desconhecido dos portugueses. Já existe uma quantidade enorme de "geocachers" por aí e "caches" em Portugal já são mais que muitas.

Não acreditam? Estão impressionados? Então procurem na página internacional de geocaching ou na página nacional. Verão que existe uma "cache" tão perto de vocês que nem imaginavam, e se não existir também podem criar uma!

O objectivo do "geocaching"? Bem é uma espécie de caça ao tesouro, o qual pode ser encontrado no campo ou na cidade. O melhor de tudo? A paisagem e os espaços que vão conhecendo durante a procura.

Ah, e não se esqueçam de levar uma pequena recordação para deixarem na "cache"!!

Boas descobertas!!!

Parque das Nações - Excursão 1998

De partida, mais uma vez
De ínicio, passagem por Alenquer para ver a casa onde morou a Beata Sãozinha. Em Alhandra visita ao cemitério onde se encontra o túmulo do Dr. Sousa Martins, que segundo muitos já concedeu muitas graças.

A paragem para almoço não foi a melhor. Com obras a decorrer ali perto, a poeira no ar era tanta que todos almoçaram num piscar de olhos!

Pela tarde lá chegámos ao tão esperado sítio da Expo 98, agora Parque das Nações. Parecia que o mundo ali estava reunido, ouviam-se várias línguas, pessoas de boca aberta e olhos em bico com espanto perante a qualidade do que ali estava exposto. O calor não era problema para as crianças que se refrescavam nos vulcões e no extenso canal de água que atravessa o recinto.



Seguimos para o grandioso "Oceanário", o maior da Europa, diziam, com 4 tanques/ocenos, representando o "Atlântico Norte", o "Antárctico", o "Pacífico Temperado" e o "Índico Tropical" que convergem para o tanque central o "Oceano Global", resumindo uma fantástica viagem de descoberta do mundo aquático!!
Tudo óptimo, menos a fila de uma hora para poder ver as carpas voadoras, os tubarões gigantes, as lontras amistosas e tantos outros animais marinhos que pareciam ali pertencer desde que nasciam. Recordo-me dos corredores escuros e serpenteantes que rodeavam os tanques no piso subaquático. Não tivéssemos cuidado para onde olhávamos ou, então, habilitar-se-iamos a umas cabeçadas nos pilares, aparentemente, invisíveis. Lembro-me de um aquário redondo destapado por cima que podíamos espreitar e até tocar nos peixes!



O Pavilhão do Futuro também se revelou uma óptima experiência. A entrada deslumbrava logo à primeira vista muito "futuralista" com enorme planeta no meio da sala com os seus "anéis" onde nos podíamos sentar e tudo!Numa das salas era feita uma viagem ao fundo dos oceanos em três dimensões. Bastava para isso colocar os óculos especiais que nos davam à entrada e depois começava a magia! Pareciam que as imagens vinham até nós, que se podiam tocar! Na primeira parte submergíamos no oceano, através de efeitos visuais, numa ondulante neblina.



A meio da apresentação hora de saída, através de uma saída de emergência lá fomos esbaforidas. Eram quase 6 da tarde, hora de partida do autocarro rumo a casa!

02 maio, 2008

São Pedro do Sul



...Para relaxar corpo e mente...




Quem nunca ouviu falar das termas de São Pedro do Sul?


São muito famosas, e são, talvez o motivo principal pelo qual esta terra é conhecida a nível nacional. Mas eu vou mostrar-te que São Pedro do Sul não são só Termas....






Se estás ou vais a esta terra apreci-a com calma... Faz o percurso a pé que não te vais arrepender. Vale a pena visitar o edifício das termas. Além de estar numa praça muito bonita, onde até podes descobrir um bonito baloiço, este edifício alberga um pequeno museu onde podes ver as técnicas mais antigas usadas nos tratamentos termais, incluindo diversos utensílios utilizados, ao longo dos anos, na história do termalismo.




Não muito longe dali vais descobrir que afinal a história do Termalismo em São Pedro do Sul remonta ao séc. I da nossa era.
Aqui os Romanos construíram um Balneum, sobre cujas ruínas mandou D. Afonso Henriques edificar o balneário e, mais tarde, em 1894 foram criadas, a seu lado, novas instalações termais, frequentadas pela rainha D. Amélia.
Ainda lá estão as ruínas das termas romanas as chamadas "piscinas de D. Afonso Henriques" e mesmo ao lado é possível ver esta bonita capela.




Ah e, claro, não te esqueças de apreciar as termas!! Vai ao Balneário Raínha Dona Amélia e experimenta uma hidromassagem, relaxa... e se quiseres aproveitar a bonita vista do rio Vouga vai até ao bar Bon D'Jau.


Tomar um cappuccino e conhecer novos amigos com a vista do rio a passar ali a apenas escassos metros foi maravilhoso!!!

Tomar e a Festa dos Tabuleiros

Perdida na memória de cavaleiros heróicos



Se eu vos falasse da história de Tomar e do seu convento entraríamos no mundo do fantástico, onde se juntam os Cavaleiros da Távola Redonda e a Demanda do Santo Graal!

Mas vamos apenas visitar Tomar e ver o que esta cidade tem para nos oferecer.




Pois é, mais uma festa, mais uma viagem. Mas sem excursões... No caminho paragem no Agroal, nascente de água muito conhecida por estas bandas, pois dizem que ajuda a curar doenças de pele e outras coisas mais. Com tanto calor apetece mesmo um banhinho. No entanto, à saída a temperatura é mais quente do que quando entrámos...É claro, é uma nascente e a água é gelada!!! Até o esqueleto se endireita!



Tomar - "Festa dos Tabuleiros" (ocorre de quatro em quatro anos no princípio de Julho) - Uf! É suada esta visita! Numa altura em que o sol torra e milhares de pessoas se acotovelam para verem os tabuleiros passar... só se vêem os altos tabuleiros que parece que voam, dado que, com tanta gente apinhada nao se ve por quem os carrega... A procissão tem imensos participantes, todos vestidos a rigor carregando as Coroas e os Pendões de cada freguesia do concelho de Tomar. Os tabuleiros são exuberantes, compostos por pães, rematados no alto com uma coroa encimada pela Cruz de Cristo ou Pomba do Espírito Santo, decorados com flores de Papel, verdura e espigas de Trigo...




Ainda em Tomar, não esquecer de visitar o Convento de Cristo. O conjunto do antigo Convento da Ordem de Cristo e o Castelo Templário formam um conjunto único no país. A sua amplitude, riqueza de estilos arquitectónicos - Românico, Gótico, Manuelino, Renascimento, Maneirismo, Barroco - presentes ao nível da construção em si ou da ornamentação diversa, fascinam os milhares de visitantes que todos os anos o visitam.



Deste conjunto destacam-se, a Charola do Convento e a manuelina Janela do Capítulo.




Ainda, em Tomar, porque não descansar um pouco, naquelas tardes de Verão num dos jardins da cidade? Roda do Mouchão, com a sua nora, Várzea Pequena, ou Mata Nacional dos Sete Montes, que corresponde à antiga cerca do Convento de Cristo; é só Escolher e aproveitar!

Exc 12/07/99