15 maio, 2010

Um Safari... no Badoca Park!!

Muitos certamente, já ouviram falar do Badoca Park, uma espécie de Zoo de Animais Selvagens oriundos desse grande continente que é a África.
Ouvir é uma coisa, conhecer, é outra...

Partindo em mais uma viagem o caminho leva-nos à Herdade da Bacoca em Vila Nova de St.º André.

De repente, na estrada, povoada apenas de um e outro lado por arvoredo e floresta, surge um grande placard que diz "Badoca Park". Qualquer pessoa pensaria "já devemos estar perto!". Exacto, direi até demasiado perto para nos aperceber-mos de tal.
É que a placa fica tão em cima do acontecimento, que quando damos por ela já estamos a passar a Entrada do Parque, que é logo ali.

Surge-nos logo uma entrada de terra batida a lembrar terrenos africanos. Têm-me dito que, indo na Primavera, tudo é verde e os pastos estão cheios de vegetação. No entanto em pleno Verão, tenho a sensação que me encontro numa verdadeira Savana, torrada pelo sol.







ATRACÇÕES DO PARQUE


Safari
Para visitar o parque poderá fazer-se o mini-safari num comboio puxado pela tracção de um tractor "arraçado" de Zebra.

Um conselho: em tempo seco, o melhor será utilizar as carruagens traseiras e os seus respectivos bancos traseiros, não vá, de repente, levar com uma "refeição de pó do caminho".
Se não gosta muito desta sugestão poderá sempre visitar o Parque a pé, no entanto, há animais que só são visíveis através do Safari.

Durante o dia, existem várias viagens de "Safari", onde se podem observar os seguintes animais:
Avestruz
Búfalo do Congo
Cabra de Leque, Cobo Crescente, Cobo de Leche
Elande, Gamo, Impala
Girafa
Gnu Azul, Gnu de Cauda Branca
Kudu, Muflão, Órix
Cimitarra
Pécari de Colar
Sitatunga
Tigre, Chital
Veado Ibérico
Zebra da Planície.








Sessões de Alimentação e Apresentação de Animais


Ao longo do dia é também possível participar em sessões de Apresentação de Aves de Rapina e Sessões de Alimentação dos Lémures.
  




Lago dos Flamingos, Íbis e Cegonhas
  

Os Marabús são das maiores aves que habitam o Continente Africano




Jardim das Aves Exóticas




Parque dos Coatis

O Coáti é um mamífero omnívoro de origem Sul-Americana.





Exposição "Animais Exóticos de Estimação"

Aqui dá-se a conhecer os «novos» animais exóticos de estimação e os seus impactos negativos a nível ambiental.


Aldeia Africana

Este espaço lúdico-didáctico integra zonas de convívio, animais de madeira gigantes, baloiços africanos e um percurso pedestre de observação de vários animais domésticos e selvagens.
    



Restaurante



Parque de Merendas




10 maio, 2010

Braga… surpreendente!!

Mais uma viagem por esse Portugal fora! Mas antes de tudo é preciso escolher...
...o destino!

As minhas escolhas recaem fundamentalmente sobre locais históricos e possíveis de conhecer tomando transportes públicos e... andando a pé claro!
Assim, e como sempre faço, dispensei um tempinho em pesquisas na Internet sobre o local a visitar, desta vez Braga um destino já bastante conhecido dos portugueses. Comecei por uma pesquisa no site da Câmara Municipal, alargando-me depois a sites de temática turística.
O site da Câmara Municipal de Braga prendeu-me por completo a atenção, pois possui mapas turísticos de grande qualidade incluindo 3 roteiros muito interessantes:

Depois de uma longa viagem, a primeira coisa que queremos ver à frente são os meios de alojamento, para descarregar bagagens e refrescar-nos um pouco.

Pelo caminho da estação de camionagem até ao hotel surge a primeira igreja:


IGREJA DE SÃO VICENTE – Rua Domingos Soares


Ali perto, descendo pela Rua de Santa Teresa, vê-se a fachada barroca do ASILO DE INVÁLIDOS DE S. JOSÉ.

Continuando, a Rua das Oliveiras desemboca no CAMPO NOVO, a antiga Praça do Gavião, com a sua bonita escadaria.









Partindo daqui pela Rua de Guadalupe, escondida no cimo de uma escadaria, avista-se a IGREJA DE NOSSA SENHORA DE GUADALUPE, com uma planta peculiar.





Deste local, avista-se um minarete, o MIRADOURO DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, que não vai ficar sem ser visitado. Aí perto situam-se AS SETE FONTES cujo complexo sistema de captação e condução de águas abastecia a cidade setecentista.




Descendo a Rua de Santa Margarida, aproximando-nos do centro da cidade, temos o Largo de Nossa Senhora a Branca, com a estátua de Pio XII e a IGREJA DE NOSSA SENHORA-A-BRANCA, bem como o lindo PALÁCIO SENHORA-A-BRANCA.




 



Ao fundo da Rua de Santa Margarida, a IGREJA DE SÃO VITOR.


Lateralmente a esta igreja, seguindo a Rua de São Vitor, irão encontrar uma das partes mais badaladas da noite bracarense, com bares espalhados aqui e acolá, entre eles o Tuareg, um bar de ambiente árabe, óptimo para descontrair apreciando um dos diversos chás de sabores bem apetecíveis. Uma boa solução para relaxar antes de uma boa noite de sono.


TO BE CONTINUED…
 

http://www.cm-braga.pt/wps/portal/publico (site da Câmara municipal)
http://www.braga.com.pt/ (tem mapa da cidade)
http://www.bragavirtual.eu/index_pt.htm (roteiro virtual)
http://www.rtvm.pt/concelho.php?concelho=Braga