14 maio, 2011

Por esse Tejo abaixo...

CONSTÂNCIA

Situada na confluência do Zêzere e do Tejo, em zona de encosta, diz-se desta bonita terra que nela terá vivido Luís Vaz de Camões, na chamada Casa dos Arcos que agora se denomina "Casa-memória de Camões" e que, em tempos idos, terá servido de exílio a este poeta. Diversas são as homenagens realizadas a este Poeta Português, como, por exemplo, um monumento a esta personalidade.



Constância é encimada pela sua Igreja Matriz dedicada a Nossa Senhora dos Mártires, onde se pode ver no seu tecto uma pintura de Malhoa, do séc. XIX. A sua construção data essencialmente do reinado de D. João V.



Ali perto, está a Capela de Sant'Ana com belas composições maneiristas e, mesmo ao seu lado, um belo Cruzeiro. Actualmente, apenas serve de capela funerária.






Já perto das margens do Zêzere está a Igreja da Misericórdia forrada a azulejos e com um lindo retábulo em talha dourada.


Vagueando, por ruas e vielas, observam-se os edifícios que compõem este local, com a sua tipicidade, que transformam as ruas de constância num local aprazível de visita. Aqui e ali pequenos detalhes captam as objectivas das camâras fotográficas.







A natureza está, também, bem representada em Constância, rodeada de rios (de um lado o Tejo, do outro o Zêzere) e verdura. Constância possui bonitos espaços verdes tais como o Jardim-Horto de Camões de onde se avista a confluência dos dois rios que banham esta localidade e que lhe conferem uma beleza ímpar.






Como Museus visitar a Casa-Museu Vasco de Lima Couto, com espólio pessoal deste poeta e actor e o Museu dos Rios e das Artes Marítimas com um espólio relativo à construção e reparação naval.


Constância é conhecida, igualmente, pelas suas festividades que atraem muitos nacioanais:

  • A Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, ou Festa dos Barqueiros realiza-se na Segunda Feira de Páscoa e constituiu-se uma tradição antiga que remonta já ao séc. XVII. Neste dia vêm a Constância várias embarcações para serem abençoadas;






  • As Pomonas Camonianas – Comemorações alusivas a Camões, poeta português, realizam-se no mês de Maio e são mais uma das homenagens feitas por esta terra ao Poeta Camões. 




Para mais informações:

18 000 visitantes!

Obrigado a todos os que têm visitado este blog!

Por favor, sintam-se à vontade para tirar qualquer dúvida ou perguntar algo sobre outro roteiro que queiram fazer por esse Portugal fora, ou porque não deixar as vossas próprias sugestões!

Caminharemos para os 19 000!