22 março, 2008

Indo eu, indo eu a caminho de Viseu! - Feira de São Mateus Excursões 1998

As Feiras!

Destas excursões, de outrora e de agora, fazem parte destinos como...as Feiras!

De facto, para se conhecer Portugal e a sua cultura nada como visitar algumas das suas numerosas e importantes feiras. As mais destacadas ocorrem anualmente, muitas por altura das festas concelhias.

Uma destas excursões levou-me a conhecer a Feira de São Mateus em Viseu, que normalmente ocorre nos finais de Agosto, princípios de Setembro.

A caminho de Viseu, passando por Coimbra, uma pequena paragem no "Penedo da Saudade", de onde se obtém uma esplêndida vista da ciade de Coimbra.

Seguindo caminho, passagem por Penacova. Lugar de beleza natural rara, exibe arvoredo luxuriante e praias fluviais em que apetece estar, longe da confusão da cidade. O caminho é que não é dos mais fáceis, pois as curvas são muitas, mas vale a pena só pela paisagem!

Pé, ou melhor, roda ao caminho e passando pela Albufeira da Aguieira (barragens são sempre pontos de visita!) chega-se a Viseu e ao destino final a Feira de São Mateus que tem muito para ver! Muita música, folclore, arte, diversão, artesanato e, claro, boa gastronomia!

De regresso, passagem por Santa Comba Dão, concelho onde nasceu o estadista António de Oliveira Salazar.

Exc 98

Por onde começar - as excursões

Excursões!


Estas foram provavelmente as primeiras incursões, acompanhada pela família, pelo território nacional. A primeira de que me lembro foi em 1998, teria eu uns 14 anos.


Essas viagens, que dão pano para mangas, devido às imensas peripécias vividas.


Àquela época não me interessava ainda por fotografia pelo que não possuo grandes registos fotográficos das mesmas.


De qualquer modo,são estas, as Excursões, uma óptima oportunidade para conhecer o nosso país, a preços  reduzidos e em pouco espaço de tempo (no máximo uma excursão pode durar 3 dias).


São de salientar, e da "praxe", certas viagens:



  • Alfandega da Fé, e ponham Fé nisso, com capelinhas perdidas no meio do nada, cumeando montes sobranceiros a grandes vales;
  • Campo Maior - com a esplêndida Festa da Flor (outrora realizada de 4 em 4 anos), em que as ruas e as casas surgem todas engalanadas de flores de papel e o cheiro a sardinha assada, os concertos de rua convidam a uma longa noitada!
  • Castelo Branco como o seu inusitado Jardim das Estátuas;
  • Lisboa - Lisboa, Lisboa - sem dúvida... aliás desde criança nas viagens da escolinha, é da praxe visitar a capital!
  • Luso-Buçaco - acho que toda a gente já fez uma, ou, como eu, mais que uma;
  • Mirandela - com a sua ponte de arcos todos diferentes - aproveitem e subam pelo interior;
  • Mondim de Basto -  Que tal fazer como os nossos ciclistas e Subir ao Monte da Senhora da Graça? A este respeito, advirto-vos que a subida não é fácil, nem de carro! A descida também não;
  • Viana do Castelo e o seu conhecido Monte de Santa Luzia - subam ao zimbório - a subida pela estreita, mesmo estreita escadaria é imprópria para claustrofóbicos, mas a vista ao chegar ao topo é de cortar a respiração!
  • E muitas outras...