25 abril, 2008

Serra da Estrela - Ir no inverno e... ir no verão!

Serra da Estrela - Exc 99

Como destino de Inverno por excelência, a Serra da Estrela consta da lista de locais visitados por milhares de excursionistas todos os anos. Contudo, de excursão ou de carro a diversão na neve NÃO é garantida... Se nevar muito não é possível subir até à zona da Torre, se nevar pouco, não há neve... Um conselho, se nevar muito, contactem o Posto de Turismo da região para se saber se as estradas estão abertas, mesmo assim, sao de  evitar os fins-de-semana, porque nesses dias cada metro quadrado daquela serra está cheio... de carros... Destino a seguir entao? Manteigas e a pista artificial!

De partida para a Serra da Estrela, a primeira visão é a dos diversos turistas, encapuzados até aos olhos em gorros cachecóis e casacos, o destino o exige! A caminho da serra é possível observar a Barragem do Cabril, passar por Castelo Branco, com paragem no Jardim do Paço. Um Jardim interessante com as suas estátuas esguias que entrecortam o verde da paisagem e que representam santos, apóstolos e monarcas.

Na subida para a Serra da Estrela, breve paragem no Cântaro Magro, a 3 kms da Torre, mais propriamente em Covão do Boi, para ver a Nossa Senhora da Boa Estrela. Esta Santa, padroeira dos pastores, é uma imagem esculpida manualmente na rocha que parece abençoar todos quantos entram nesta serra. Na subida à Torre a neve por vezes é em demasia, de tal modo que nao permite paragens. Pode  ultrapassar a altura de um autocarro! Deste modo o trânsito é conduzido para locais mais seguros, já na descida da Torre.

Os turistas acumulam-se onde quer que haja uns metros de espaço para estacionar as viaturas... E toca a sair que é tempo de brincadeira, de atirar neve uns aos outros e de ficar enterrado até à cintura! No regresso a casa pode observar-se, por exemplo, a Lagoa Comprida, grande espelho de água, que, gelado, fica particularmente bonito!

Quem disse que a serra da Estrela só é bonita quando neva?? Vamos para a Serra!!!

Pois, é mesmo isso. Eu gosto da serra da estrela, mas prefiro sem neve. A serra e lindaaa.. Com neve e, ate mais, sem neve!! Porquê?
Porque há um sem fim de coisas que se podem fazer quando não há neve!
Alojamentos há muitos, desde low cost a luxuosos!!! Alguns deles a poucos km da Torre como nas Penhas da Saúde.

Aqui perto, é possível observar estas belas paisagens...




Cascatas e cascatinhas.... A água parece nascer de todos os lados!!!.... Estando tão altos é impressionante como a cada metro que se passa se vê correr água, que depois ao se juntar a outras tantas jorra encosta abaixo... Tão transparente, tão límpida... Tão pura!!

Mas não é só. Impressionantes formações rochosas...

Grande.... Não??




Parecem a qualquer momento querer rolar encosta abaixo...

E dada a quantidade de nascentes não e difícil encontrar bonitas lagoas e represas!





Mais abaixo e possivel conhecer um pouco nas redondezas... numa ida à Covilhã!




Uma das primeiras paragens... uma igreja toda em pedra e, por sinal, com um bonito alpendre!



Mais uma paragem, mais uma igreja... Esta com uma história interessante...   Aqui jaz uma santa à qual lhe crescem as unhas!!!


E como em serra....pedra, surge mais uma bonita fonte empedrada!!

E, por último, mas não menos importante, é possível visitar o espaço da UBI (Universidade da Beira Interior), que já serviu de quartel e que outrora foi a Real Fábrica de Lanifícios da Covilhã. Conheça o Museu dos Laníficios e apaixone-se com a história desta actividade!

22 abril, 2008

A sós com a Lousã


Já conheces a Lousã? Não?? Então vem daí!!
28/05 a 01/06 de 2007
A vila da Lousã fica a poucos quilómetros de Coimbra e se quiseres sair da cidade este é um bom lugar para visitares.



No centro tens o edíficio da Câmara Municipal. Ao fundo vista da serra da Lousã que parece chamar por nós!
Continua o passeio pela Vila da Lousã, repara nos edíficios antigos.
Quer queiramos quer não, um terra sem edifícios antigos assemelha-se a um tempo sem história. Estes edifícios demonstram a antiguidade do local e dão-lhe uma alma própria.




Rumo à serra da Lousã motivos para paragem não te vão faltar.
A vista é deslumbrante aprecia-a bem!!



Ao chegares ao castelo uma pequena capelinha branca contrasta com o verde da natureza envolvente e com o acinzentado do castelo, tão bem inserido na natureza que se torna parte dela. Parece um rochedo!



É claro que com uma paisagem tão bonita não vais resistir a tirar umas quantas fotografias!






Continuando o caminho, uma descida vertiginosa leva à piscina fluvial. Um espaço óptimo de descanso e a paisagem não podia ser melhor. Até há cascatas!!




E agora põe-te ao caminho!! Percursos pedestres não te faltam e um deles começa precisamente neste local. Vamos visitar as aldeias de Xisto da Lousã!




No começo, ainda antes do percurso pedestre propriamente dito, observa como os edifícios em teu redor utilizaram o xisto para fazer as mais diversas coisas.





Prepara-te o caminho não é curto e como é serra já sabes, subir é a palavra de ordem! Não te esqueças de ir bem equipado com água na mão, boné na cabeça e sapatilhas nos pés!!

E agora?! Ainda achas que com esta vista não vale a pena o sacrifício? Agora, já só falta um bocadinho....






Et.... Voilá!! A primeira casa de xisto da Aldeia de Talasnal!! Está em ruínas mas se espreitares lá para dentro ainda vais ver o velhinho forno do pão.