09 maio, 2008

Parque das Nações - Excursão 1998

De partida, mais uma vez
De ínicio, passagem por Alenquer para ver a casa onde morou a Beata Sãozinha. Em Alhandra visita ao cemitério onde se encontra o túmulo do Dr. Sousa Martins, que segundo muitos já concedeu muitas graças.

A paragem para almoço não foi a melhor. Com obras a decorrer ali perto, a poeira no ar era tanta que todos almoçaram num piscar de olhos!

Pela tarde lá chegámos ao tão esperado sítio da Expo 98, agora Parque das Nações. Parecia que o mundo ali estava reunido, ouviam-se várias línguas, pessoas de boca aberta e olhos em bico com espanto perante a qualidade do que ali estava exposto. O calor não era problema para as crianças que se refrescavam nos vulcões e no extenso canal de água que atravessa o recinto.



Seguimos para o grandioso "Oceanário", o maior da Europa, diziam, com 4 tanques/ocenos, representando o "Atlântico Norte", o "Antárctico", o "Pacífico Temperado" e o "Índico Tropical" que convergem para o tanque central o "Oceano Global", resumindo uma fantástica viagem de descoberta do mundo aquático!!
Tudo óptimo, menos a fila de uma hora para poder ver as carpas voadoras, os tubarões gigantes, as lontras amistosas e tantos outros animais marinhos que pareciam ali pertencer desde que nasciam. Recordo-me dos corredores escuros e serpenteantes que rodeavam os tanques no piso subaquático. Não tivéssemos cuidado para onde olhávamos ou, então, habilitar-se-iamos a umas cabeçadas nos pilares, aparentemente, invisíveis. Lembro-me de um aquário redondo destapado por cima que podíamos espreitar e até tocar nos peixes!



O Pavilhão do Futuro também se revelou uma óptima experiência. A entrada deslumbrava logo à primeira vista muito "futuralista" com enorme planeta no meio da sala com os seus "anéis" onde nos podíamos sentar e tudo!Numa das salas era feita uma viagem ao fundo dos oceanos em três dimensões. Bastava para isso colocar os óculos especiais que nos davam à entrada e depois começava a magia! Pareciam que as imagens vinham até nós, que se podiam tocar! Na primeira parte submergíamos no oceano, através de efeitos visuais, numa ondulante neblina.



A meio da apresentação hora de saída, através de uma saída de emergência lá fomos esbaforidas. Eram quase 6 da tarde, hora de partida do autocarro rumo a casa!

02 maio, 2008

São Pedro do Sul



...Para relaxar corpo e mente...




Quem nunca ouviu falar das termas de São Pedro do Sul?


São muito famosas, e são, talvez o motivo principal pelo qual esta terra é conhecida a nível nacional. Mas eu vou mostrar-te que São Pedro do Sul não são só Termas....






Se estás ou vais a esta terra apreci-a com calma... Faz o percurso a pé que não te vais arrepender. Vale a pena visitar o edifício das termas. Além de estar numa praça muito bonita, onde até podes descobrir um bonito baloiço, este edifício alberga um pequeno museu onde podes ver as técnicas mais antigas usadas nos tratamentos termais, incluindo diversos utensílios utilizados, ao longo dos anos, na história do termalismo.




Não muito longe dali vais descobrir que afinal a história do Termalismo em São Pedro do Sul remonta ao séc. I da nossa era.
Aqui os Romanos construíram um Balneum, sobre cujas ruínas mandou D. Afonso Henriques edificar o balneário e, mais tarde, em 1894 foram criadas, a seu lado, novas instalações termais, frequentadas pela rainha D. Amélia.
Ainda lá estão as ruínas das termas romanas as chamadas "piscinas de D. Afonso Henriques" e mesmo ao lado é possível ver esta bonita capela.




Ah e, claro, não te esqueças de apreciar as termas!! Vai ao Balneário Raínha Dona Amélia e experimenta uma hidromassagem, relaxa... e se quiseres aproveitar a bonita vista do rio Vouga vai até ao bar Bon D'Jau.


Tomar um cappuccino e conhecer novos amigos com a vista do rio a passar ali a apenas escassos metros foi maravilhoso!!!