09 maio, 2008

Geocaching - Desporto e descoberta!

GEOCACHING?! Já ouviram falar, não?

Bem digamos se seja uma nova modalidade de desporto... Sim, porque já existem pessoas que fazem desta actividade o seu desporto. Sozinhas, com os amigos ou em família é um bom programa de fim-de-semana. Até porque andar a pé faz bem à saúde!!

Quanto a mim, quero em breve começar a descobrir "cache"s aqui na minha zona. Sei de umas quantas, mas o tempo é tão pouco... E não pensem que isto está no começo ou que é totalmente desconhecido dos portugueses. Já existe uma quantidade enorme de "geocachers" por aí e "caches" em Portugal já são mais que muitas.

Não acreditam? Estão impressionados? Então procurem na página internacional de geocaching ou na página nacional. Verão que existe uma "cache" tão perto de vocês que nem imaginavam, e se não existir também podem criar uma!

O objectivo do "geocaching"? Bem é uma espécie de caça ao tesouro, o qual pode ser encontrado no campo ou na cidade. O melhor de tudo? A paisagem e os espaços que vão conhecendo durante a procura.

Ah, e não se esqueçam de levar uma pequena recordação para deixarem na "cache"!!

Boas descobertas!!!

Parque das Nações - Excursão 1998

De partida, mais uma vez
De ínicio, passagem por Alenquer para ver a casa onde morou a Beata Sãozinha. Em Alhandra visita ao cemitério onde se encontra o túmulo do Dr. Sousa Martins, que segundo muitos já concedeu muitas graças.

A paragem para almoço não foi a melhor. Com obras a decorrer ali perto, a poeira no ar era tanta que todos almoçaram num piscar de olhos!

Pela tarde lá chegámos ao tão esperado sítio da Expo 98, agora Parque das Nações. Parecia que o mundo ali estava reunido, ouviam-se várias línguas, pessoas de boca aberta e olhos em bico com espanto perante a qualidade do que ali estava exposto. O calor não era problema para as crianças que se refrescavam nos vulcões e no extenso canal de água que atravessa o recinto.



Seguimos para o grandioso "Oceanário", o maior da Europa, diziam, com 4 tanques/ocenos, representando o "Atlântico Norte", o "Antárctico", o "Pacífico Temperado" e o "Índico Tropical" que convergem para o tanque central o "Oceano Global", resumindo uma fantástica viagem de descoberta do mundo aquático!!
Tudo óptimo, menos a fila de uma hora para poder ver as carpas voadoras, os tubarões gigantes, as lontras amistosas e tantos outros animais marinhos que pareciam ali pertencer desde que nasciam. Recordo-me dos corredores escuros e serpenteantes que rodeavam os tanques no piso subaquático. Não tivéssemos cuidado para onde olhávamos ou, então, habilitar-se-iamos a umas cabeçadas nos pilares, aparentemente, invisíveis. Lembro-me de um aquário redondo destapado por cima que podíamos espreitar e até tocar nos peixes!



O Pavilhão do Futuro também se revelou uma óptima experiência. A entrada deslumbrava logo à primeira vista muito "futuralista" com enorme planeta no meio da sala com os seus "anéis" onde nos podíamos sentar e tudo!Numa das salas era feita uma viagem ao fundo dos oceanos em três dimensões. Bastava para isso colocar os óculos especiais que nos davam à entrada e depois começava a magia! Pareciam que as imagens vinham até nós, que se podiam tocar! Na primeira parte submergíamos no oceano, através de efeitos visuais, numa ondulante neblina.



A meio da apresentação hora de saída, através de uma saída de emergência lá fomos esbaforidas. Eram quase 6 da tarde, hora de partida do autocarro rumo a casa!