21 janeiro, 2009

Finalmente... estou no Google!

Pois é mesmo verdade!!

Andei a tentar imensas vezes conseguir ver o meu blog na pesquisa do Google e nada. Só conseguia se colocasse mesmo o endereço...

Todavia, agora apareço na primeira página de pesquisa !!!Isso mesmo primeira página!!! , mas apenas se pesquisar por "por esse Portugal fora" blogspot ... É melhor que nada!

No entanto, se "quem tem boca vai a Roma", quem tem Internet também e o meu lindo blog vai, de qualquer modo, sendo divulgado através de um meu outro blog do Windows Live que surge na primeirísssima página de pesquisa de "por esse Portugal fora"!!!!
Estou radiante!





E o mais curioso de tudo é que se pesquisar por "por esse Portugal fora" blogspot aparecem estes meus dois blogs pertinho um do outro!!















Tenho de dizer que estas pesquisas foram efectuadas no dia 20/01/2009 e que certamente amanhã ou depois poderá já não ser assim. Afinal de contas devem nascer milhares de sites por dia...

14 janeiro, 2009

Festas de Nossa Senhora da Boa Viagem - Peniche



Santos por terra e por mar!!



Por Esse Portugal Fora não há terra que não tenha Santo e Santo que não tenha Festa.


Nesta minha viagem fui conhecer a Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, em Peniche, que decorre no primeiro fim de semana de Agosto .
Razões para ir lá não faltam.


Além da festa propriamente dita podem sempre apreciar a paisagem de Peniche.






Não descurem uma ida ao Forte e descubram alguns dos pontos-chave da História de Portugal.




Durante as festividades, num dos dias, verão um ajuntamento de pessoas no momento da Sardinhada. Boa disposição e um copinho de imperial é o que não falta por ali e com sardinha de borla ninguém resiste!!!


Basta trazer pratos e grelhas para assar o peixe. Estarão pessoas a distribuir as sardinhas gratuitamente a quem as queira por ali assar e comer. É só ter um pouco de paciência no momento da assadura.



Esqueceram-se dos pratos e das grelhas? Não há problema, há sempre por ali alguém a fazer negócio... E, até o vizinho do lado, dispensa um espacinho da sua grelha para colocar mais uma sardinha.






Não será difícil ver um ou outro barco engalanado ali perto, mas a maioria estarão nos portos para se enfeitarem para a procissão.





Este navio não vai na procissão, encontra-se ancorado para visita de quem o queira ver.



É interessante explorar a vida dentro de um navio e se tiverem alguma dúvida....




...haverá sempre um marinheiro para vos levar a bom porto... Ou melhor dizendo, para vos esclarecer.


Quando estiver quase a cair a noite, o melhor será aconchegarem o estomâgo para a noite que se avizinha. Uma breve vista de olhos pelas ruas ali perto e verão que não custa nada achar um restaurante.



Depois, é hora da missa solene na Igreja de São Pedro.



Nesta altura, dentro da Igreja, poderão observar não só o Santo Padroeiro da festa, mas também muitos outros de freguesias vizinhas.
Depois da Eucaristia, os Santos seguirão em procissão até à Ribeira Velha, momento em que serão colocados em barcos engalanados e iluminados que sairão para o mar em Procissão. Tudo isto durante a noite!!!


Aconselho a levar roupa bem quente e porque não uma mantinha de viagem... E olhem que não estou a exagerar... Gorros e cachecóis são bem-vindos!! Caso contrário, em vez de apreciarem a explêndida procissão de barcos no mar e o belo espectáculo de fogo-de-artifício aquático passarão a noite a bater o dente...


Quem for mais corajoso e não enjoar informe-se uns dias antes deste evento pois poderá ir nos barcos durante a procissão...




...E que tenham uma Boa Viagem!!



Mais informações em:

http://www.peniche.oestedigital.pt/

http://www.peniche-online.com/