21 fevereiro, 2009

Carnaval para todos os gostos e para todas as... bolsas!

O Carnaval quando vem é para todos

O Carnaval está à porta e, se ainda não decidiu onde ir, deixo-lhe aqui algumas sugestões de Carnavais por esse Portugal fora.

Desde o Carnaval mais tradicional, com as famosas críticas à Administração regional e do país, ou o Carnaval importado do Brasil, há de tudo um pouco.

As coisas complicam-se quando, ao chegar aos locais, com a família toda atrás, se descobre que se tem de pagar 5€ ou mais por pessoa para entrar... Este valor somado ao que se gastou em deslocação mais os gastos em alimentação pesam no orçamento...

Felizmente, nem todos são de entrada paga. Mas se quiser ver uma dessas celebridades televisivas, actores e actrizes, certamente terá de desembolsar algum dinheiro, pois os mesmos não marcam presença sem receberem um "belo Cachet" e ainda dizem eles que gostam do público português... Assim... também eu gostava.... Desembolsa Zé Povinho!!

Criticas à parte, deixo-vos, então, alguns links para escolherem o Carnaval, de Norte a Sul do País, que mais vos agrade:

E se não encontraram ainda o que queriam basta colocarem na barra de pesquisa do google www.carnaval e vão encontrar uma infinidade de Carnavais!

Desejos de um Divertido Carnaval para todos!!

17 fevereiro, 2009

As "Janeiras" - Portugal... Tradicionalmente!

"Vamos Cantar as Janeiras!"


Se este meu blog fala essencialmente sobre viagens, não se deve descurar de modo algum, o património etnológico Português que entre outras coisas engloba os nossos usos e costumes, as festas e romarias, música, cantares populares, a cozinha tradicional...








Alguns deles amplamente divulgados, outros, mais escondidos no seio da ruralidade portuguesa.


São exemplo disso o "Cantar das Almas", e o "Cantar das Janeiras" tema deste post.



A permanência destas tradições entre nós, deve-se, muito em parte, aos grupos etnográficos que abundam um pouco por todas as terras e que fazem renascer tantas tradições de outrora, que julgáramos para todo o sempe perdidas.





Voltando às "Janeiras" são uma tradição muito antiga que ocorre no mês de Janeiro.

"As Janeiras" consistem na reunião de grupos que indo cantando de porta em porta, vão desejando às pessoas um feliz ano novo.
Para saberem mais, nada como dar um saltinho à Wikipédia.



As canções que os mesmos entoam são herança de diversas gerações.
As canções são acompanhadas pelo som de alguns instrumentos, como pandeireta, ferrinhos, tambor, acordeão.



Com tanta casa para visitar os nossos tocadores e cantadores ficam exaustos, mas para alegrar a voz estes são muitas vezes convidados a entrar e a saborear o que de bom se faz na nossa terra: os enchidos, o vinho, o queijo, dependendo das tradições gastronómicas de cada terra.


Mas, e como as tradições variam consoante as terras, vou-vos divulgar as peculariedades das "Janeiras" em Mira de Aire, uma dessas terrinhas por esse portugal fora, que se situa no concelho de Porto de Mós.




Nesta localidade "As Janeiras" são organizadas pelos "Quarentões", trajados a rigor, com as suas capas características com barretes e cachecóis. Em grupo, vão cantando de rua em rua seguidos por tocadores. Mas aqui o grupo não se cinge aos cantadores e tocadores, pois ao longo do caminho a população vai-se-lhe juntando.


Este é um evento que exige preparação prévia:

- a confecção da comida e preparação de bebidas;

- a preparação do carro onde vão os tocadores durante o percurso;

- a preparação dos copos e dos folhetos com as canções para distribuir à população;

- o trajar dos cantadores e tocadores.



Apesar do frio, a população marca presença, nem que seja assomando à janela para, também, cantar ou ouvir cantar.

Há centenas de pessoas na rua e muitas casas iluminadas.

No começo do cortejo, os "Quarentões" por uma quantia simbólica facultam às pessoas, um pequeno copo, uma pilha, uma carteirinha de pano e um folheto com as canções, para que a população os acompanhe nas cantorias.

O valor daqui obtido, contribuírá para ajudar a preparar a Festa da Padroeira, que se realizará em Dezembro.

Com os copos na mão, se quiser obter a agua pé terá de correr atrás do carro que vai no cortejo, pois o grupo não pára e a água pé também não!

No Salão de Festas é preparado um breve petisco: filhoses, café d’avó, chá, bolinhos e outras bebidas são distribuídos aos participantes para retemperar forças, pois muitos fizeram a caminhada sempre a pé pelas diversas ruas.




A noite termina com uma ceia proporcionada pela Comissão de Quarentões, na cripta da igreja paroquial, onde se prolonga confraternização pela madrugada fora.

Espreitem em http://www.cef.pt/mira67/course/view.php?id=5 para saberem um pouco mais, e vejam as fotografias desta peculiar tradição em http://www.cef.pt/mira67/mod/slideshow/index.php?id=5 .

Têm inclusivé uma reportagem TVI em http://www.cef.pt/mira67/mod/resource/view.phpid=70


Aproveitem bem as tradições por esse Portugal fora!!