21 fevereiro, 2009

Reca(n)tos de Portugal

Reca(n)tos de Portugal - a Serra de Aire e seus segredos

Quem nunca se imaginou a partir em férias, por esse Portugal fora, para não fazer mais nada a não ser descansar corpo e mente? Como por exemplo passar os dias na praia esteirado para o mar, observando as vagas que vão e vêm? Fugir de tudo e de todos e achar-se sozinho na imensidão?

Em Portugal não temos desertos, temos praias que, sendo pouco povoadas ou nada, são consideradas selvagens e reservas, logo não se podem visitar ou então existem muitas restrições... E o resto? A Natureza? Sítios bucólicos com serras a perder de vista, que com bom tempo até se diz que se pode avistar o mar no horizonte?


Pois é mesmo esse o tema deste post : Serras, especificamente a Serra de Aire e Candeeiros. Com uma situação geográfica priveligiada, não dista demasiado do litoral e num piscar de olhos estamos na urbe. Um pequeno Oásis onde reina a Gralha-de-bico-vermelho e onde ainda subsistem Orquídeas Selvagens. Um espaço há milhares de anos submerso pelo Oceano!!!






Orquídea Selvagem




Fóssil Marinho




Aqui os locais mais urbanizados têm distância suficiente das zonas mais rurais o que dá a sensação que, quando em meio rural, se está longe da "grande civilização".


São zonas onde ainda se encontram casinhas de pedra, moinhos a laborar e zonas pedestres infindáveis. Locais aprazíveis para percursos pedestres, passeios de TT e BTT, aventuras de escalada, rappel, slide, espeleologia e até e, em alturas especias canoagem e kayak!


Umas dessas terras rurais que se podem encontrar ao longo da Serra de Aire e Candeeiros é Alvados.

Ainda se vêem antigas casinhas de pedra...






















...Umas habitadas, outras desabitadas e outras, ainda, recuperadas para Turismo Rural, sector que abunda nestas paragens.

















ALVADOS tem tudo de BOM! Situa-se na serra, mas não é em socalcos, pois está localizada num planalto... A vista é deslumbrante! No vale, rodeado de serras por todos os lados, temos a sensação que nada mais existe para além daquele local.




































A Fórnea - anfiteatro natural


Vista do Percurso Pedestre do Castelejo



















Um local irrestível para longas caminhadas em contacto com a Natureza!









Mas, espantem-se, que se subirem a serra, montes e vales nascerão diante dos vossos olhos até onde a vista pode alcançar!
































Esta aldeia têm tudo o que se pode encontrar numa aldeia de interior...



Casinhas caiadas...
















Belas Igrejas... como esta Igreja Matriz de Nossa Senhora da Consolação que no seu interior alberga bonitos altares de talha dourada.





















E uma natureza verdejante quase intocada!







A melhor época do ano para conhecer esta localidade é sem dúvida a Primavera ou o Verão. Em que o céu se apresenta límpido e com tanta luminosidade é possível observar pormenores graciosamente criados pela Natureza.


Depois há também a gastronomia serrana... A morcela de arroz, típica desta região, o queijo fresco e seco, o mel, diversos licores e vinhos e tantas outras comesainas de comer e chorar por mais!


Para juntar o útil ao agradável, nada como preparar um farnel com todas estas comidas tradicionais, e saborear tudo em contacto com a Natureza num dos diversos parques de merendas distribuídos pelo Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros.



Parque de Merendas de Alvados



E "last but not least" terminem a vossa visita às profundezas da terra com uma ida às Grutas de Alvados!!!





Para terminar este Post, um filme sobre esta bela região:



Mais informações em:
http://www.rt-leiriafatima.pt/site/frontoffice/default.aspx?module=Article/Article&ID=185&IDWebMenu=555


2 comentários:

  1. Bem bonito.
    Já estive lá
    Aquelas casitas ainda hoje habitadas, fazem-me viajar até ao passado e imaginar ou sonhar de como seria a vida por aquelas zonas há uns séculos.

    ResponderEliminar
  2. Alvados é mesmo lindo

    ResponderEliminar

Este espaço privilegia a troca de informações