Mais uma viagem por esse Portugal fora! Mas antes de tudo é preciso escolher...
...o destino!
As minhas escolhas recaem fundamentalmente sobre locais históricos e possíveis de conhecer tomando transportes públicos e... andando a pé claro!
Assim, e como sempre faço, dispensei um tempinho em pesquisas na Internet sobre o local a visitar, desta vez Braga um destino já bastante conhecido dos portugueses. Comecei por uma pesquisa no site da Câmara Municipal, alargando-me depois a sites de temática turística.
O site da Câmara Municipal de Braga prendeu-me por completo a atenção, pois possui mapas turísticos de grande qualidade incluindo 3 roteiros muito interessantes:
- Roteiro Barroco: http://www.cm-braga.pt/docs/Turismo/BarrPortugues.pdf
- Roteiro Romano: http://www.cm-braga.pt/docs/Turismo/RomPortuguesEspanhol.pdf
- Roteiro Medieval: http://www.cm-braga.pt/docs/Turismo/medieval.pdf
Juntando os três posso garantir que a visita a Braga será inesquecível, não esquecendo, claro está, localizados fora destes mapas, o Bom Jesus do Monte e o Santuário de Nossa Senhora do Sameiro.
Depois de uma longa viagem, a primeira coisa que queremos ver à frente são os meios de alojamento, para descarregar bagagens e refrescar-nos um pouco.
Pelo caminho da estação de camionagem até ao hotel surge a primeira igreja:
IGREJA DE SÃO VICENTE – Rua Domingos Soares
Ali perto, descendo pela Rua de Santa Teresa, vê-se a fachada barroca do ASILO DE INVÁLIDOS DE S. JOSÉ.
Continuando, a Rua das Oliveiras desemboca no CAMPO NOVO, a antiga Praça do Gavião, com a sua bonita escadaria.
Partindo daqui pela Rua de Guadalupe, escondida no cimo de uma escadaria, avista-se a IGREJA DE NOSSA SENHORA DE GUADALUPE, com uma planta peculiar.
Deste local, avista-se um minarete, o MIRADOURO DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, que não vai ficar sem ser visitado. Aí perto situam-se AS SETE FONTES cujo complexo sistema de captação e condução de águas abastecia a cidade setecentista.
Descendo a Rua de Santa Margarida, aproximando-nos do centro da cidade, temos o Largo de Nossa Senhora a Branca, com a estátua de Pio XII e a IGREJA DE NOSSA SENHORA-A-BRANCA, bem como o lindo PALÁCIO SENHORA-A-BRANCA.
Ao fundo da Rua de Santa Margarida, a IGREJA DE SÃO VITOR.
Lateralmente a esta igreja, seguindo a Rua de São Vitor, irão encontrar uma das partes mais badaladas da noite bracarense, com bares espalhados aqui e acolá, entre eles o Tuareg, um bar de ambiente árabe, óptimo para descontrair apreciando um dos diversos chás de sabores bem apetecíveis. Uma boa solução para relaxar antes de uma boa noite de sono.
TO BE CONTINUED…
http://www.cm-braga.pt/wps/portal/publico (site da Câmara municipal)
http://www.braga.com.pt/ (tem mapa da cidade)
http://www.bragavirtual.eu/index_pt.htm (roteiro virtual)
http://www.rtvm.pt/concelho.php?concelho=Braga
Sem comentários:
Enviar um comentário
Este espaço privilegia a troca de informações