28 maio, 2009

Encantos do Rio Lima


Por esse Portugal fora fico cada vez mais fascinada com os bonitos e bem preservados centros históricos existentes no nosso país. Em mais uma viagem foi a vez de visitar Ponte de Lima, que surpreende, certamente, a todos pela positiva!






Saindo pela Alameda dos Plátanos, em direcção ao centro histórico da cidade, passa-se, primeiramente, pela Capela de Nossa Senhora da Guia. O seu interior é visível das pequenas janelas gradeadas, à entrada. 



Mais à frente, observa-se a Igreja de S. Francisco dos Terceiros e a extinta Igreja de Santo António dos Frades, transformada em Museu dos Terceiros, com uma colecção de Arte Sacra.





Seguindo depois, atravessando a Alameda dos Plátanos, chega-se ao centro histórico, visita-se, primeiro, o lado de lá da margem, atravessando a Ponte Romana/Medieval sobre o Rio Lima. Do outro lado aguarda-nos um outro centro histórico (no Largo da Alegria) que nos deleita com a Igreja de Santo António da Torre Velha e com a Capela do Anjo da Guarda com uma soberba vista sobre o Rio Lima e sobre o centro histórico de Ponte de Lima.














Nesta margem do rio, situa-se, também, o Jardim do Arnado, que com os seus jardins temáticos, serve de apoio à Praia do Arnado.





Atravessando de novo a Ponte espera-nos um deslumbrante passeio.

Para recuperar forças, nada como tomar uma refeição num dos diversos restaurantes à beira-rio ou tomar algo nas esplanadas do Largo de Camões com vista para o antigo Chafariz, construído no final do século XVI.







Seguindo pela Alameda de São João, para o lado esquerdo da ponte, encontra-se a Capela de invocação a São João, pequena de planta poligonal, mas encantadora.
Não perder uma ida à beira-rio, onde se ouve o coaxar das rãs em pleno dia!

Voltando para trás, para o lado direito (de costas para a ponte), pelo Passeio 25 de Abril, observamos a Torre de São Paulo com bonitos azulejos e alguns panos de Muralha.




Depois, nesta mesma rua, situa-se a Igreja da Misericórdia, mais visível do lado de trás. Para tal basta prosseguir em frente, voltando logo à esquerda na Rua Cardeal Saraiva. Aqui podemos apreciar a Igreja Matriz que merece uma visita e...




...defronte da mesma a entrada da Igreja da Misericórdia. Este local brinda-nos com uma panóplia de edifícios históricos, pretextos para umas fotografias não vão faltar…




Neste largo observa-se uma curiosa estátua a “Vaca das Cordas”, tradição de Ponte de Lima, já referida em postagem anterior.






Regressando à beira-rio, e continuando no Passeio 25 de Abril, vemos a Torre da Cadeia Velha e, depois, a pequenina Capela de Nossa Senhora da Penha de França, construída em 1592, para que os reclusos assistissem aos ofícios religiosos através das grades.



Entre estes dois edifícios um belo arco empedrado convida a mais umas fotografias. Este é o Arco da Porta Nova




Continuando, seguindo pelo Largo Dr. António Magalhães, observa-se a arquitectura peculiar do Mercado Municipal. Seguindo em frente, atravessando a rua General Norton de Matos, no topo desta mesma rua aprecia-se a Casa dos Calistos, casa brasonada do séc XVIII.






Subindo pela Rua da Lapa, passa-se pela Capela da Lapa.




Depois, surge a Avenida António Feijó, descendo, depois, em direcção ao rio, encontramos a Villa Belmira e o Monumento a António Feijó, com um belo poema retirado da “Ilha dos Amores”





Daqui avistam-se os Paços do Concelho com a sua bonita escadaria dupla.






Não muito longe daqui, do outro lado da Avenida, na Rua Dr. Cândido da Cruz, em direcção à rua Agostinho José Taveira, situa-se o Paço do Marquês, ou Paço do Alcaide que alberga, nas traseiras, o Posto de Turismo. A sua fachada, bem preservada, encanta-nos com a beleza da sua arquitectura composta, na fachada por 3 janelas manuelinas.




Voltando para trás, passando defronte aos Paços do Concelho, um edifício em ruínas chama a atenção, é a Casa Torreada dos Barbosa Aranha que, na sua arquitectura, mistura as influências da arquitectura românica e neogótica.



Seguindo rua acima, enveredamos pela rua que nos leva à Capela das Pereiras e ficamos com um bonito e interresante roteiro do centro histórico de Ponte de Lima.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este espaço privilegia a troca de informações