14 maio, 2011

Por esse Tejo abaixo...

CONSTÂNCIA

Situada na confluência do Zêzere e do Tejo, em zona de encosta, diz-se desta bonita terra que nela terá vivido Luís Vaz de Camões, na chamada Casa dos Arcos que agora se denomina "Casa-memória de Camões" e que, em tempos idos, terá servido de exílio a este poeta. Diversas são as homenagens realizadas a este Poeta Português, como, por exemplo, um monumento a esta personalidade.



Constância é encimada pela sua Igreja Matriz dedicada a Nossa Senhora dos Mártires, onde se pode ver no seu tecto uma pintura de Malhoa, do séc. XIX. A sua construção data essencialmente do reinado de D. João V.



Ali perto, está a Capela de Sant'Ana com belas composições maneiristas e, mesmo ao seu lado, um belo Cruzeiro. Actualmente, apenas serve de capela funerária.






Já perto das margens do Zêzere está a Igreja da Misericórdia forrada a azulejos e com um lindo retábulo em talha dourada.


Vagueando, por ruas e vielas, observam-se os edifícios que compõem este local, com a sua tipicidade, que transformam as ruas de constância num local aprazível de visita. Aqui e ali pequenos detalhes captam as objectivas das camâras fotográficas.







A natureza está, também, bem representada em Constância, rodeada de rios (de um lado o Tejo, do outro o Zêzere) e verdura. Constância possui bonitos espaços verdes tais como o Jardim-Horto de Camões de onde se avista a confluência dos dois rios que banham esta localidade e que lhe conferem uma beleza ímpar.






Como Museus visitar a Casa-Museu Vasco de Lima Couto, com espólio pessoal deste poeta e actor e o Museu dos Rios e das Artes Marítimas com um espólio relativo à construção e reparação naval.


Constância é conhecida, igualmente, pelas suas festividades que atraem muitos nacioanais:

  • A Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, ou Festa dos Barqueiros realiza-se na Segunda Feira de Páscoa e constituiu-se uma tradição antiga que remonta já ao séc. XVII. Neste dia vêm a Constância várias embarcações para serem abençoadas;






  • As Pomonas Camonianas – Comemorações alusivas a Camões, poeta português, realizam-se no mês de Maio e são mais uma das homenagens feitas por esta terra ao Poeta Camões. 




Para mais informações:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este espaço privilegia a troca de informações