Santos por terra e por mar!!
Por Esse Portugal Fora não há terra que não tenha Santo e Santo que não tenha Festa.
Nesta minha viagem fui conhecer a Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, em Peniche, que decorre no primeiro fim de semana de Agosto .
Razões para ir lá não faltam.
Além da festa propriamente dita podem sempre apreciar a paisagem de Peniche.

Não descurem uma ida ao
Forte e descubram alguns dos pontos-chave da História de Portugal.
Durante as festividades, num dos dias, verão um ajuntamento de pessoas no momento da Sardinhada. Boa disposição e um copinho de imperial é o que não falta por ali e com sardinha de borla ninguém resiste!!!
Basta trazer pratos e grelhas para assar o peixe. Estarão pessoas a distribuir as sardinhas gratuitamente a quem as queira por ali assar e comer. É só ter um pouco de paciência no momento da assadura.
Esqueceram-se dos pratos e das grelhas? Não há problema, há sempre por ali alguém a fazer negócio... E, até o vizinho do lado, dispensa um espacinho da sua grelha para colocar mais uma sardinha.
Não será difícil ver um ou outro barco engalanado ali perto, mas a maioria estarão nos portos para se enfeitarem para a procissão.

Este navio não vai na procissão, encontra-se ancorado para visita de quem o queira ver.
É interessante explorar a vida dentro de um navio e se tiverem alguma dúvida....
...haverá sempre um marinheiro para vos levar a bom porto... Ou melhor dizendo, para vos esclarecer.
Quando estiver quase a cair a noite, o melhor será aconchegarem o estomâgo para a noite que se avizinha. Uma breve vista de olhos pelas ruas ali perto e verão que não custa nada achar um restaurante.
Depois, é hora da missa solene na Igreja de São Pedro.

Nesta altura, dentro da Igreja, poderão observar não só o Santo Padroeiro da festa, mas também muitos outros de freguesias vizinhas.
Depois da Eucaristia, os Santos seguirão em procissão até à Ribeira Velha, momento em que serão colocados em barcos engalanados e iluminados que sairão para o mar em Procissão. Tudo isto durante a noite!!!
Aconselho a levar roupa bem quente e porque não uma mantinha de viagem... E olhem que não estou a exagerar... Gorros e cachecóis são bem-vindos!! Caso contrário, em vez de apreciarem a explêndida procissão de barcos no mar e o belo espectáculo de fogo-de-artifício aquático passarão a noite a bater o dente...
Quem for mais corajoso e não enjoar informe-se uns dias antes deste evento pois poderá ir nos barcos durante a procissão...
...E que tenham uma Boa Viagem!!
Mais informações em:
http://www.peniche.oestedigital.pt/http://www.peniche-online.com/