22 março, 2008

Mapas Turísticos e Recursos Turísticos - O Pesadelo da infindável procura

Procurar... sabendo onde...

Se há alguma coisa que de certeza nos aborrece na preparação de uma viagem, é o tempo infindável que perdemos na procura pela Internet de mapas turísticos e de recursos turísticos que queremos visitar no local de destino. As páginas de procura são imensas e nem sempre nos dão uma informação sobre os detalhes de que necessitamos.

Por isso aqui deixo algumas dicas para o tal "mapa turístico" que tanto desejamos. Na minha busca incessante na Internet fui encontrando alguns sites não só de mapas turísticos mas também mapas cartográficos, entre outros.

1.ª dica: Sites de Municípios
Um bom sítio para pesquisar o mapa que procuramos é pesquisando o site do Município para onde queremos ir. Quase sempre têm mapas da região, uns bons, outros não tão bons. Algumas vezes é necessário aceder à parte turística do site para ter acesso aos mesmos.

2.ª dica: Instituto Geográfico do Exército
Mapas detalhados podem ser encontrados on-line no site do Instituto Geográfico do Exército.


3.ª dica: Sites de viagens
Mapas turísticos há muitos, e para achar vários num mesmo site pesquisem em http://viajar.clix.pt/index.php. Além de ter mapas de diversas regiões, tem, igualmente, mapas de cidades com a localização dos recursos turísticos que aí podemos visitar!


4.ª dica: Sites com mapas rodoviários
No Via Michelin também se encontram muitos mapas, principalmente necessários para se decidir o percurso de ida ou volta. Inclusive este guia tem uma extensão turística que informa acerca das atracções no local escolhido e arredores. No entanto, não é dos mais detalhados a este nível. A este nível há, igualmente, o Google Maps.


5.ª dica: Animação
Para os amantes da vida nocturna e não só (uma vez que este site contém óptimos mapas bastante detalhados ao nível dos nomes dos locais e ruas) existe um site que poderá dar as melhores dicas da animação nocturna. Bares, cafés e discotecas estão minuciosamente localizados no mapa!


Se ainda não sabe o que existe ao nível de recursos turísticos ou locais a visitar no seu destino, aí certamente a mais completa informação encontra-se, mesmo, nos sites das Câmaras Municipais, Freguesias, Concelhos e nos sites das diversas regiões de Turismo. Nestes sites, podem encontrar-se, não só, o património - natural e edificado-, gastronomia e tradições locais, como, também, os eventos a decorrer na região.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este espaço privilegia a troca de informações