02 maio, 2008

São Pedro do Sul



...Para relaxar corpo e mente...




Quem nunca ouviu falar das termas de São Pedro do Sul?


São muito famosas, e são, talvez o motivo principal pelo qual esta terra é conhecida a nível nacional. Mas eu vou mostrar-te que São Pedro do Sul não são só Termas....






Se estás ou vais a esta terra apreci-a com calma... Faz o percurso a pé que não te vais arrepender. Vale a pena visitar o edifício das termas. Além de estar numa praça muito bonita, onde até podes descobrir um bonito baloiço, este edifício alberga um pequeno museu onde podes ver as técnicas mais antigas usadas nos tratamentos termais, incluindo diversos utensílios utilizados, ao longo dos anos, na história do termalismo.




Não muito longe dali vais descobrir que afinal a história do Termalismo em São Pedro do Sul remonta ao séc. I da nossa era.
Aqui os Romanos construíram um Balneum, sobre cujas ruínas mandou D. Afonso Henriques edificar o balneário e, mais tarde, em 1894 foram criadas, a seu lado, novas instalações termais, frequentadas pela rainha D. Amélia.
Ainda lá estão as ruínas das termas romanas as chamadas "piscinas de D. Afonso Henriques" e mesmo ao lado é possível ver esta bonita capela.




Ah e, claro, não te esqueças de apreciar as termas!! Vai ao Balneário Raínha Dona Amélia e experimenta uma hidromassagem, relaxa... e se quiseres aproveitar a bonita vista do rio Vouga vai até ao bar Bon D'Jau.


Tomar um cappuccino e conhecer novos amigos com a vista do rio a passar ali a apenas escassos metros foi maravilhoso!!!

2 comentários:

  1. sou de São Pedro e é realmente uma cidade pequena mas maravilhosa :D

    ResponderEliminar
  2. Olá! conheço bem a zona termal de sao pedro do sul, mas nunca ouvi falar desse museu. daqui a uns dias vou lá voltar para umas "férias" de 3 dias. Podes explicar-me onde fica ao certo esse museu? é mesmo onde está essa loja com o baloiço junto à praça? obrigada :)

    ResponderEliminar

Este espaço privilegia a troca de informações