02 maio, 2008

Tomar e a Festa dos Tabuleiros

Perdida na memória de cavaleiros heróicos



Se eu vos falasse da história de Tomar e do seu convento entraríamos no mundo do fantástico, onde se juntam os Cavaleiros da Távola Redonda e a Demanda do Santo Graal!

Mas vamos apenas visitar Tomar e ver o que esta cidade tem para nos oferecer.




Pois é, mais uma festa, mais uma viagem. Mas sem excursões... No caminho paragem no Agroal, nascente de água muito conhecida por estas bandas, pois dizem que ajuda a curar doenças de pele e outras coisas mais. Com tanto calor apetece mesmo um banhinho. No entanto, à saída a temperatura é mais quente do que quando entrámos...É claro, é uma nascente e a água é gelada!!! Até o esqueleto se endireita!



Tomar - "Festa dos Tabuleiros" (ocorre de quatro em quatro anos no princípio de Julho) - Uf! É suada esta visita! Numa altura em que o sol torra e milhares de pessoas se acotovelam para verem os tabuleiros passar... só se vêem os altos tabuleiros que parece que voam, dado que, com tanta gente apinhada nao se ve por quem os carrega... A procissão tem imensos participantes, todos vestidos a rigor carregando as Coroas e os Pendões de cada freguesia do concelho de Tomar. Os tabuleiros são exuberantes, compostos por pães, rematados no alto com uma coroa encimada pela Cruz de Cristo ou Pomba do Espírito Santo, decorados com flores de Papel, verdura e espigas de Trigo...




Ainda em Tomar, não esquecer de visitar o Convento de Cristo. O conjunto do antigo Convento da Ordem de Cristo e o Castelo Templário formam um conjunto único no país. A sua amplitude, riqueza de estilos arquitectónicos - Românico, Gótico, Manuelino, Renascimento, Maneirismo, Barroco - presentes ao nível da construção em si ou da ornamentação diversa, fascinam os milhares de visitantes que todos os anos o visitam.



Deste conjunto destacam-se, a Charola do Convento e a manuelina Janela do Capítulo.




Ainda, em Tomar, porque não descansar um pouco, naquelas tardes de Verão num dos jardins da cidade? Roda do Mouchão, com a sua nora, Várzea Pequena, ou Mata Nacional dos Sete Montes, que corresponde à antiga cerca do Convento de Cristo; é só Escolher e aproveitar!

Exc 12/07/99

1 comentário:

  1. pedroo90@live.com.pt9 de agosto de 2010 às 23:17

    Agroal, passei umas excelentes férias lá, estive lá na semana passada e estava tudo renovado, melhor que a cidade de Lisboa. Ui Ui e a água até doi :P

    Pedro.

    ResponderEliminar

Este espaço privilegia a troca de informações